Com vista à concretização dos objectivos a que se propõe, a "Recriar Caminhos" encontra-se a estabelecer acordos de cooperação com diversas Instituições, Públicas e Privadas, nas áreas da Saúde, da Segurança e Solidariedade Social, do Trabalho e Formação Profissional, da Investigação e Ensino. Dado que a criação e o funcionamento de estruturas e serviços de reabilitação psicossocial requerem o envolvimento da comunidade, serão realizados esforços no de assegurar o apoio de Organismos locais (Municípios, Juntas de freguesia e Paróquias) e de sensibilizar a sociedade civil, particularmente todos os que de algum modo sejam afectados directa, ou indirectamente, pela doença mental.

 

IPCDVS off
Instituto de Psicologia Cognitiva e de Desenvolvimento Vocacional e Social

Fundado em 1994, o IPCDVS é uma Unidade de I&D da Universidade de Coimbra, integrada no Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) desta Universidade e financiada pela FCT (Unidade 192-Good-2007). Actualmente acolhe uma vasta equipa de investigadores nacionais e internacionais de diversas instituições públicas e privadas.

Desde a sua fundação, no IPCDVS tem-se privilegiado uma dinâmica de investigação transdisciplinar, onde se integram campos essenciais da psicologia, a saber: experimental, cognitiva, educacional, clínica e saúde, social, e aconselhamento.

 

fpceuc off
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Cooperação da Associação ReCriarCaminhos com a FPCE incidirá, entre outros aspectos:

  1. na concepção e desenvolvimento de estudos e projectos de investigação–acção, na realização de seminários, congressos, exposições e outros encontros de interesse comum;
  2. no planeamento e execução de actividades de informação, investigação e difusão de conhecimentos científicos e no desenvolvimento de acções de formação contínua e actualização profissional de psicólogos, especialistas em ciências da educação e técnicos de serviço social, cuja actividade profissional decorra no âmbito da prevenção e da promoção da saúde mental;
  3. no apoio ao estabelecimento de parcerias tendentes à constituição de uma rede articulada de apoio social que permita potenciar a diversidade e a qualidade de serviços prestados à comunidade.

 

associao academica de coimbra off
Associação Académica de Coimbra

A Associação Recriar Caminhos e a AAC, assinaram em Março de 2012, um Protocolo de Colaboração das duas Instituições, no qual concordam em promover a colaboração em áreas de intervenção de cooperação, de interesse mútuo, com os estudantes jovens adultos e os utentes da recriar caminhos, por meio de:

  1. Desenvolvimento de projectos conjuntos;
  2. Organização de iniciativas;
  3. Outras acções de interesse comum.

 

adfp off 

adfp-horto off

Fundação ADFP - Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional e Parque Biológico da Serra da Lousã - HortoFlorestal

A Fundação ADFP, de Miranda do Corvo e a Associação Recriar Caminhos, de Coimbra, assinaram um protocolo que visa instituir actividades de cooperação de interesse recíproco tal como a criação de um Horto Florestal no qual se desenvolvem actividades de jardinagem numa vertente de terapia ocupacional.